Menu e Galeria de Posts Recentes

Image Map

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

RESENHA: OTELO - WILLIAM SHAKESPEARE



"De todos os tormentos que afligem a alma, o ciúmes é o mais intolerável."


Sinopse: A tragédia Otelo, de William Shakespeare, foi publicada pela primeira vez por volta de 1622. No entanto, sua composição é datada de 1604. O seu personagem principal Otelo é um general mouro que serve o reino de Veneza. Inicia-se com Iago, alferes de Otelo, tramando com Rodrigo uma forma de contar a Brabâncio, rico senador de Veneza, que sua filha, a gentil Desdêmona, tinha se casado com Otelo. Iago queria vingar-se do general Otelo porque ele promoveu Cássio, jovem soldado florentino e grande intermediário nas relações entre Otelo e Desdêmona (rsrs), ao posto de tenente. Esse ato deixou Iago muito ofendido, uma vez que acreditava que as promoções deveriam ser obtidas "pelos velhos meios em que herdava sempre o segundo o posto do primeiro" e não por amizades. Então, ele começou a fazer um terrível plano de vingança que tinha como objetivo arruinar seus inimigos. Hábil e profundo conhecedor da natureza humana, Iago sabia que, de todos os tormentos que afligem a alma, o ciúme é o mais intolerável.




Iago sabia que Cássio, entre os amigos de Otelo, era o que mais possuía a sua confiança. Sabia também que devido a sua beleza e juventude (qualidades que agradam às mulheres), ele era exatamente o tipo de homem capaz de despertar o ciúme de um homem de idade avançada, como era Otelo, casado com uma jovem e bela mulher. Por isso, começou a realizar seu plano.

A história gira em torno da traição e da inveja. 
O livro tem uma narrativa suave e direta, pois Shakespeare o escreveu com muita sutileza. Nele podemos ver que simples objetos fazem parte de uma narrativa e que são essenciais a cada momento. Um belo exemplo disto, é o lenço de linho fino que Otelo dá a sua amada, Desdêmona. Vale lembrar que o lenço, era, como todo lenço feminino, fino e delicado, isso significa que quando Otelo o deu Desdêmona, ele não a presenteou com um simples lenço, na verdade o que ele deu à ela foi tudo o que há de mais fino e delicado existente em sua pessoa.

O final não chega a ser muito surpreendente, mas podemos ver o que o ciúmes e a inveja podem fazer na vida de uma pessoa. E no caso do livro, várias pessoas foram prejudicadas por estes dois 'tormentos que afligem a alma'.



Nenhum comentário:

Postar um comentário